06 Estratégias Pra Você Planejar Suas Finanças Em 2022

Dec 27 / EQUIPE MONWAY

TEMPO DE LEITURA: 06 MINUTOS

Estas sete considerações essenciais de planejamento financeiro podem te ajudar a se manter organizado(a) e a aumentar suas chances de fazer de 2022 um ano produtivo.

Com o início de um novo ano, é um ótimo momento pra pensar um pouco sobre suas finanças e onde você quer estar daqui 12 meses. Dada toda a recente turbulência no mundo - e em sua vida também - você pode querer colocar as práticas de planejamento financeiro pessoal para trabalhar para um 2022 melhor, certo?

Compreender como planejar as finanças com o passado e o futuro em mente pode ajudar. Aqui estão sete estratégias que você deve considerar.

1. Faça o inventário

Primeiro saiba onde você está.

Antes de tomar qualquer decisão para o próximo ano, considere revisar todas as suas finanças. Comece com as principais métricas financeiras, como estas:

  • Qual é a sua receita
  • Quanto você gasta
  • O patamar de dívidas atuais
  • Ativos financeiros (economias e investimentos)
  • Outros ativos
Isso pode dar uma ideia de sua situação financeira atual e ajudar a identificar as áreas que precisam de atenção. Aí sim, você pode começar a fazer um plano.

2. Prepare-se para o inesperado

Atualmente, com crises globais e a pandemia, está mais claro do que nunca que as coisas podem mudar rapidamente. Um fundo de emergência saudável pode te auxiliar a lidar com despesas inesperadas.

“Mas se eu usei todas as minhas economias nos últimos anos?”

Nesse caso, tome medidas para ajudar a reconstruir seu fundo para os dias chuvosos. Preparar-se pro inesperado ajuda e muito a cobrir custos imprevistos sem prejudicar a qualidade vida sua e de sua família.

Uma maneira de economizar dinheiro é configurar transferências mensais automáticas para uma conta dedicada. Com essa abordagem, sua economia pode crescer com o tempo, sem esforço.

Uma boa regra prática é economizar o suficiente para despesas de três a seis meses, mas considere a segurança no emprego e outros fatores ao escolher a quantia certa.

3. Assuma o controle das dívidas

O COVID-19 fez com que muitas pessoas perdessem seus empregos ou trabalhassem menos horas, levando algumas a se endividar.

Se você está enfrentando dificuldades financeiras que gostaria de eliminar, considere fazer um plano pra saldar essas dívidas.

Comece fazendo uma lista de cada dívida e observe a taxa de juros e o saldo do empréstimo e ou financiamento. Em seguida, escolha uma estratégia para pagar seus saldos, como a bola de neve da dívida. 

4. Revisite as estratégias de investimento

Nos últimos anos, as pessoas ficaram entusiasmadas com uma variedade de estratégias de investimento. Ações meme, ativos digitais e day trading ganharam a audiência das redes sociais, mas é importante avaliar sua estratégia de investimento periodicamente para ter certeza de que está no caminho certo.

Se você mergulhou em novos investimentos para buscar motivação e lucros rápidos, dê um passo atrás e pondere se essas estratégias fazem sentido para seus objetivos de longo prazo.

Algumas atividades, como negociação ativa, podem ser arriscadas. Embora seja possível ganhar muito, também é possível perder muito dinheiro rapidamente. Você pode até mesmo se distrair do essencial que pode levar ao sucesso - como economia consistente e paciência.

Para objetivos importantes, como aposentadoria e financiamento da educação, pode ser apropriado ter uma visão de longo prazo do investimento, em vez de esperar ganhos rápidos.

Considere perguntar a um profissional financeiro, como o Gui Vendramini, sobre quais estratégias podem fazer sentido para você e avalie todas as alternativas antes de decidir como proceder. Os investimentos não podem garantir crescimento ou sustentação do valor do principal; eles podem perder valor com o tempo.

O desempenho passado não é uma indicação de resultados futuros.

5. Renove seu mapa financeiro

O mundo muda cada vez mais rápido, então pode ser um bom momento para revisar seu progresso em direção a seus objetivos financeiros.

Refaça os cálculos com as informações mais recentes disponíveis e avalie se ainda deseja as mesmas coisas de antes.

Por exemplo, você pode ter decidido que pode viver com menos ou que deseja um trabalho que te dê propósito - mesmo que isso signifique mudar suas expectativas financeiras.

Se você ainda não fez um plano de aposentadoria ou outras metas, este pode ser um excelente momento para começar.

Se precisar de ajuda, considere entrar em contato com um planejador financeiro profissional, como o Guilherme, que possa criar um plano personalizado alinhado com seus objetivos.

6. Aproveite as oportunidades de um bom plano de aposentadoria

A cada ano você tem a oportunidade de economizar pra sua aposentadoria. É importante cumprir os prazos e as metas que você estipulou em cada plano, seja previdência privada e ou previdência social (INSS). Antes da véspera de Ano Novo, verifique se você contribuiu tanto quanto deseja para os planos de aposentadoria.

A aposentadoria do INSS não oferece alternativa. Assim, você deve fazer a contribuição obrigatória e ficar sob as regras da Previdência Social. Mas a previdência privada tem grande variedade de planos, que vão se ajustar aos seus objetivos e orçamentos.

Então, basta escolher um plano, fazer aportes mensais durante o período de acumulação e, ao fim do contrato, receber o valor investido. O resgate da aposentadoria pode ser feito sob a forma de renda mensal ou saque único, entre outras possibilidades.

Os tipos mais comuns de aposentadoria privada são o PGBL e VGBL. A principal diferença entre eles está na maneira como o Imposto de Renda (IR) é calculado.
Nós já falamos sobre o assunto na matéria, NÃO DEPENDA DO INSS: 3 Escolhas Pra planejar sua aposentadoria. Clica no link e dá uma lida.

2022 já tá aí

Torcemos que com essas ideias sobre como planejar finanças pro novo ano, você estará no caminho certo para um 2022 produtivo e gratificante.

Ao cuidar das tarefas financeiras essenciais acima, você pode melhorar as chances de permanecer no caminho certo com seus objetivos.

Além disso, com um plano de propriedade sólido em vigor, você pode reduzir o estresse para seus entes queridos e prover se o inesperado acontecer.

O planejamento financeiro pessoal requer atenção contínua e correções de curso.

Você começará bem com essas etapas. Se você achar que deseja obter mais informações, considere entrar em contato com o Gui Vendramini ou outro profissional financeiro pra obter assistência e atendimento personalizado.
Created with