5 Coisas Que Podem Aumentar Seus Gastos Com o Avanço da Vacinação

Oct 25 / Equipe Monway
Tempo de leitura: 6 min

Com o avanço na vacinação no Brasil, as medidas de restrições começam a ser retiradas nos Estados e as pessoas, aos poucos, estão voltando aos seus hábitos de antigamente, tanto de rotinas e convivência, como de consumo.

Com a volta parcial das rotinas, os gastos que foram reduzidos no período também acabam voltando para o orçamento. Confira os principais:

01: Transporte


Saindo mais de casa, seja pra ir ao trabalho, para um passeio ou até mesmo para uma pequena viagem de final de semana, o deslocamento acaba impactando no bolso, principalmente com o cenário atual de alta na inflação e com o preço do combustível sofrendo aumentos constantes.

Vamos verificar sempre as opções que temos a nossa disposição e fazer a melhor combinação que mais adere a nossa realidade do momento:
  • Carro por Aplicativos (Uber, 99App)
  • Transporte Público
  • E nunca devemos deixar de fora a possibilidade de uma caroninha :)

02: Lazer


A ida àquele restaurante especial ou um passeio diferentão também são despesas que voltam pras nossas vidas e nosso orçamento.

Todos estamos pipocando de alegria em saber que podemos sair pra ir ao barzinho, comer num restaurante legal, pegar uma balada, ir ao teatro e tantas coisas que fomos privados devido ao Covid-19. Nós consumidores estamos super felizes, mas imagina o empresariado de maneira geral?!

O mercado vai querer retomar a "normalidade" o mais rápido possível e todos os estabelecimentos podem aderir a uma concorrência que vai dar ao cliente a vantagem de ter ótimas experiências com preços reduzidos e ou benefícios adicionais pra nos conquistar e fidelizar. 😍

A dica é: Pesquise, pesquise e pesquise mais um pouquinho.

03: Viagens

As pequenas viagens de final de semana ou até mesmo aquela viagem dos sonhos que foi adiada por causa da pandemia, voltam a fazer parte dos planos e do orçamento anual.

Depois de meses em crise, por causa da pandemia, o setor de turismo começa a se recuperar. Em algumas agências de viagens, a procura por destinos pra descansar, relaxar e vivenciar novas experiências, aumentou 60%

Viajar é bom demais e só nossa opinião importa 🤭 e o melhor dessa história toda é que somos brasileiros e brasileiras. Trocar uma viagem internacional ou até mesmo uma que envolva passagens de avião, por uma viagem de carro, ônibus ou até mesmo de motorhome, dentro do seu próprio país pode ser surpreendentemente positiva.

Além de fazer otimamente bem pro bolso, optar por uma viagem rodoviária pelo Brasil enriquece nossas raízes e abre a porta pra conhecer lugares maravilhosos e ter belas experiências. A felicidade está mais perto que a gente imagina e não precisa custar o olho da cara. 😂

04: Vestuário

Saindo mais de casa, os gastos com roupas, calçados e acessórios inevitavelmente também aumentam, não é mesmo amigas e amigos?

A sociedade não tá preparada pra aceitar nossos looks produzidos ao longo dessa pandemia e em cada home office dessa planeta Terra.

Aquela camiseta velha e surrada que criamos até laços emocionais, o pijaminha cheiroso e confortável, junto com a pantufa terão que dar um tempo pra volta do que é "fashion" ou aceitável na convivência social. 😢

Até aqui estávamos falando de serviços, mas o vestuário é um bem durável. Os bens duráveis estão sofrendo muito com a falta de insumos e o segmento têxtil é um dos que mais sofreu e ainda sofre. Logo, os preços das roupas ainda ficarão altos por algum tempo.

A sugestão é contar com as marcas de fast-fashion que entregam uma qualidade razoável e tem linhas completas que estão na moda.

O negócio é economizar ao refazer o guarda-roupa, mas sem perder a elegância.

05: Escola dos filhos

Pra quem tem filhos em idade escolar, com a volta às aulas presenciais, aumenta também o gasto com uniformes, alimentação, transporte, entre outros.

Vamos conversar com as escolas e negociar a flexibilização de regras que podem encarecer o retorno ao presencial e também listamos algumas ações práticas e fáceis de se fazer:

  • ORGANIZAÇÃO ANTES DE TUDO: um bom ponto de partida é organizar os gastos. Para isso, é possível criar planilhas financeiras que contemplem todo o dinheiro investido na educação dos pequenos.

  • REUTILIZAÇÃO: a reutilização de materiais em bom estado é uma etapa essencial e que nem sempre é preciso sair comprando tudo novo.

  • TROCA DE LIVROS E MATERIAIS: Livros didáticos normalmente estão entre os itens que mais encarecem a lista de materiais escolares. Procure por projetos que possibilitam e incentivam a troca de livros, ajudando e muito enxugar o orçamento escolar. Nós conhecemos a ação do Colégio Franciscano Pio XII, em São Paulo, que desenvolveu um método de trocas de exemplares entre os alunos, a ‘Bibliotroca’. 🧠


  • DEIXE AS CRIANÇAS FORA DAS TOMADAS DE DECISÃO: Independentemente das compras serem feitas presencialmente ou online, é importante que os filhos e filhas não estejam presentes no momento em que os pais irão fazer as compras para o ano letivo.


  • COMPRAS COLETIVAS: Juntar forças com os papais e mamães da escola dos nossos filhos e filhas é uma estratégia poderosa. As compras coletivas são vantajosas pra todos os envolvidos. Sugestão é fazer um grupo no WhatsApp, encher de pais e mães com interesse em reduzir custos e começar a busca pelos melhores preços e condições.

  • FUJA DOS LICENCIADOS: Atenção redobrada ao sobrepreço que os produtos de marcas licenciadas apresentam no mercado. Foco na qualidade dos produtos, mas não por conta de marcas e dos personagens famosos. 

Pra finalizar

Ao que tudo indica, quando as coisas voltarem “ao normal”, esses gastos citados também acabarão voltando para o orçamento. Para que eles não impactem na seu padrão de vida, é importante se preparar e se planejar antecipadamente para evitar problemas maiores no futuro. 

Ajuda muito Conhecer As Duas Formas de Lidas Com o Dinheiro nesses momentos de retomada econômica depois e durante crises globais.

A principal orientação nessa mudança de consumo pós-quarentena é que você revise todo o orçamento feito no início do ano e adapte os novos gastos para que você não perca a sua qualidade de vida.

E a dica de ouro é: Siga o Gui Vendramini no Instagram. Lá você vai receber conteúdo rico, gratuito e feito com muito carinho especialmente pra você. 🧡🧡🧡

Até a próxima!
Created with