Não tem jeito. Todo mundo se preocupa com esse dia: O dia de se aposentar. Uma das maiores preocupações que as pessoas têm com o dinheiro tem relação direta com a aposentadoria. E depois da Reforma da Previdência essa preocupação só aumentou, porque deixou o que já era complicado ainda mais complicado.
Hoje trazemos até você algumas possibilidades pra você começar a planejar sua aposentadoria, parar de se preocupar com isso e liberar espaço na sua cabeça pra enriquecer.
Daí você logo pensa “Equipe Monway, mas eu vou me aposentar nem sei quando. Tipo daqui uns 30 anos!”
Primeira coisa: você vai começar a se preocupar com o seu futuro quando ele chegar? Ou vai já deixar tudo encaminhado, pra não entrar em desespero daqui a 29 anos e, quem sabe, até descobrir que não vai dar pra se aposentar?
Segunda coisa: você pode, sim, se aposentar antes dessa expectativa de 30 ou até mesmo, 40 anos. Você consegue BBEEMMMM antes disso.
- Por que é melhor você pensar num plano B
- E ainda te dar 3 sugestões de plano B!
- Aposentadoria depois da Reforma da Previdência
- Idade mínima progressiva: Desta forma, mulheres com 56 anos e seis meses de idade e 30 anos de contribuição para o INSS e homens com 61 anos e seis meses e 35 anos de contribuição podem pedir a aposentadoria.
- Idade: Nesta modalidade, podem se aposentar as mulheres que tenham pelo menos 60 anos e seis meses e os homens que tenham pelo menos 65 anos. Nos dois casos, é preciso ter contribuído pro INSS por 15 anos.
- Pontos: É só somar a idade e os anos de contribuição. Pra se aposentar em 2021, a soma precisa ser de 98 pontos pra homens e 88 pra mulheres, sendo que mulheres precisam ter ao menos 30 anos de contribuição e homens, ao menos 35.
Além disso, houve uma mudança em relação ao valor que você recebe na sua aposentadoria. Antes da Reforma, era a média de 80% dos seus salários mais altos no tempo de contribuição. Agora, a média é de TODOS os salários – ou seja, o valor vai ser puxado pra baixo!
Então, se você sonha de se aposentar mantendo o mesmo estilo – e custo – de vida que tem hoje, provavelmente depender do INSS não é a melhor saída.
“Óó Equipe Monway que me educa e que me ilumina em minhas finanças…. O que faço então????”
Se você deseja ter uma aposentadoria mais recheada ou até se aposentar mais cedo, é mais que hora de você pensar no seu plano B. Porque, vamos combinar: o quanto antes você começar, melhor!
E como a gente fica tentando se aposentar pela aposentadoria:
E vamos falar do que? Do que? Do que?
Isso mesmo: Investimentos
Acontece, que não tem como você ir separando seu dinheiro e deixá-lo acumulando na poupança ou debaixo do colchão, e esperar que ele te renda uma aposentadoria tranquila!
Primeiro, porque o dinheiro que você JUNTAR até se aposentar dificilmente vai te garantir isso. E, depois, porque, se eu dinheiro não tá investido e trabalhando pra você, ele tem chances de perder pra inflação. Ou seja, seu poder de compra será menor!
Por isso, é muito importante que você
avalie qual o investimento de l
ongo prazo que vai te ajudar a chegar nessa meta.
A aposentadoria nada mais é que uma meta de longo prazo! Ou não tão longo assim, porque a meta é sua e eu não vamos nos intrometer nossos narizes onde não devemos.
Você pode muito bem decidir se aposentar daqui a 15 anos e mexer sua grana da melhor forma possível pra alcançar seus objetivos!
Agora, veja as três opções que separamos pra você pensar na sua aposentadoria:
Muita gente tem aposentadoria na
previdência privada, ou acredita que ela é a única alternativa ao
INSS. E não é! Por isso, precisamos falar dela.
Além de não ser a única opção, ela também não é a melhor. Afinal, a rentabilidade da previdência privada não costuma ser lá essas coisas se for comparada com outros investimentos de longo prazo que você pode fazer.
E, além disso, ela tem taxas de carregamento e de administração que também comem o dinheiro da sua aposentadoria. Ou seja, no fim, você vai receber menos dinheiro do que poderia por causa disso.
No entanto, ela tem algumas vantagens.
Por exemplo, tem empresas que oferecem uma previdência privada como benefício pros funcionários: o funcionário todo mês contribui com um valor e a empresa coloca o mesmo valor, ou seja, a quantia mensal DOBRA.
Além disso, caso você venha a falecer, sua previdência privada não passa por inventário pra chegar aos seus herdeiros. Por fim, quando você se aposentar, a previdência privada te dá um valor mensalmente, como se fosse um salário.
E, não, isso não é necessariamente igual em todas as alternativas que vamos te mostrar! Então, apesar da rentabilidade não ser tão vantajosa, a previdência privada pode ter algumas comodidades.