NÃO DEPENDA DO INSS: 3 Escolhas Pra planejar sua aposentadoria

Nov 22 / EQUIPE MONWAY

TEMPO DE LEITURA: 9 MINUTOS

Não tem jeito. Todo mundo se preocupa com esse dia: O dia de se aposentar. Uma das maiores preocupações que as pessoas têm com o dinheiro tem relação direta com a aposentadoria. E depois da Reforma da Previdência essa preocupação só aumentou, porque deixou o que já era complicado ainda mais complicado.

Hoje trazemos até você algumas possibilidades pra você começar a planejar sua aposentadoria, parar de se preocupar com isso e liberar espaço na sua cabeça pra enriquecer.

Daí você logo pensa “Equipe Monway, mas eu vou me aposentar nem sei quando. Tipo daqui uns 30 anos!”

Primeira coisa: você vai começar a se preocupar com o seu futuro quando ele chegar? Ou vai já deixar tudo encaminhado, pra não entrar em desespero daqui a 29 anos e, quem sabe, até descobrir que não vai dar pra se aposentar?

Segunda coisa: você pode, sim, se aposentar antes dessa expectativa de 30 ou até mesmo, 40 anos. Você consegue BBEEMMMM antes disso.

Mas mantenhamos a compostura! Vamos organizar as ideias primeiro, pra eu conseguir te explicar tudo direitinho. Lendo essa matéria até o fim você vai saber:

  • Por que é melhor você pensar num plano B
  • E ainda te dar 3 sugestões de plano B!
  • Aposentadoria depois da Reforma da Previdência

De forma bem resumida, você tem três formas de se aposentar depois da Reforma da Previdência:

  • Idade mínima progressiva: Desta forma, mulheres com 56 anos e seis meses de idade e 30 anos de contribuição para o INSS e homens com 61 anos e seis meses e 35 anos de contribuição podem pedir a aposentadoria.

  • Idade: Nesta modalidade, podem se aposentar as mulheres que tenham pelo menos 60 anos e seis meses e os homens que tenham pelo menos 65 anos. Nos dois casos, é preciso ter contribuído pro INSS por 15 anos.

  • Pontos: É só somar a idade e os anos de contribuição. Pra se aposentar em 2021, a soma precisa ser de 98 pontos pra homens e 88 pra mulheres, sendo que mulheres precisam ter ao menos 30 anos de contribuição e homens, ao menos 35.

Além disso, houve uma mudança em relação ao valor que você recebe na sua aposentadoria. Antes da Reforma, era a média de 80% dos seus salários mais altos no tempo de contribuição. Agora, a média é de TODOS os salários – ou seja, o valor vai ser puxado pra baixo!

Então, se você sonha de se aposentar mantendo o mesmo estilo – e custo – de vida que tem hoje, provavelmente depender do INSS não é a melhor saída.

Óó Equipe Monway que me educa e que me ilumina em minhas finanças…. O que faço então????”

Se você deseja ter uma aposentadoria mais recheada ou até se aposentar mais cedo, é mais que hora de você pensar no seu plano B. Porque, vamos combinar: o quanto antes você começar, melhor!

E como a gente fica tentando se aposentar pela aposentadoria:

O plano B pra sua aposentadoria

E vamos falar do que? Do que? Do que?

Isso mesmo: Investimentos

Acontece, que não tem como você ir separando seu dinheiro e deixá-lo acumulando na poupança ou debaixo do colchão, e esperar que ele te renda uma aposentadoria tranquila!

Primeiro, porque o dinheiro que você JUNTAR até se aposentar dificilmente vai te garantir isso. E, depois, porque, se eu dinheiro não tá investido e trabalhando pra você, ele tem chances de perder pra inflação. Ou seja, seu poder de compra será menor!

TEMOS UMA MATÉRIA BEM DA BACANA QUE NOS AJUDOU MUITO A ENTENDER COMO FAZER O DINHEIRO TRABALHAR PRA GENTE. ACESSE A MATÉRIA E CONHEÇA AS DUAS FORMAS DE LIDAR COM O DINHEIRO.

Por isso, é muito importante que você avalie qual o investimento de longo prazo que vai te ajudar a chegar nessa meta.

A aposentadoria nada mais é que uma meta de longo prazo! Ou não tão longo assim, porque a meta é sua e eu não vamos nos intrometer nossos narizes onde não devemos.

Você pode muito bem decidir se aposentar daqui a 15 anos e mexer sua grana da melhor forma possível pra alcançar seus objetivos!

Agora, veja as três opções que separamos pra você pensar na sua aposentadoria:

1. Previdência privada

Muita gente tem aposentadoria na previdência privada, ou acredita que ela é a única alternativa ao INSS. E não é! Por isso, precisamos falar dela.

Além de não ser a única opção, ela também não é a melhor. Afinal, a rentabilidade da previdência privada não costuma ser lá essas coisas se for comparada com outros investimentos de longo prazo que você pode fazer.

E, além disso, ela tem taxas de carregamento e de administração que também comem o dinheiro da sua aposentadoria. Ou seja, no fim, você vai receber menos dinheiro do que poderia por causa disso.

No entanto, ela tem algumas vantagens.

Por exemplo, tem empresas que oferecem uma previdência privada como benefício pros funcionários: o funcionário todo mês contribui com um valor e a empresa coloca o mesmo valor, ou seja, a quantia mensal DOBRA.

Além disso, caso você venha a falecer, sua previdência privada não passa por inventário pra chegar aos seus herdeiros. Por fim, quando você se aposentar, a previdência privada te dá um valor mensalmente, como se fosse um salário.

E, não, isso não é necessariamente igual em todas as alternativas que vamos te mostrar! Então, apesar da rentabilidade não ser tão vantajosa, a previdência privada pode ter algumas comodidades.

2. Tesouro Direto

O Tesouro Direto costuma ser considerado o investimento mais seguro do Brasil. Então, se você é uma pessoa que não tem NENHUMA tolerância a riscos, mas está disposta a tomar as rédeas da sua própria aposentadoria, pode ser uma boa opção!

A recomendação que o Gui Vendramini costuma dar pra aposentadoria é o Tesouro IPCA+. Afinal, esse é o investimento que sempre rende a inflação + uma porcentagem (daí que vem o nome: IPCA é a inflação!). Ou seja, ele garante que seu dinheiro vai ganhar poder de compra!

Atualmente, você tem investimentos desse tipo que vencem em 2026, 2035 e 2045. Lá no site do Tesouro Direto, pode fazer simulações e ver o quanto poderá resgatar no futuro, inclusive em comparação com outros investimentos!

Opa! Antes que a gente se esqueça. Importante: se você tirar o dinheiro antes do vencimento, pode, sim, perder. Mas, se não mexer nele até o prazo, não tem esse perigo. Outro ponto importante é que, quando chegar o prazo, você vai ter o dinheiro TODO na mão, e vai precisar de disciplina pra usar só um pouquinho por mês, beleza?

Por fim, você ainda pode programar aportes mensais. Lembrando, na receita do sucesso financeiro, o ideal é que você separe 15% (regra 60/25/15) do seu salário pra investir na sua aposentadoria!

3. Renda variável

Equipe Monway, pode parar por ai! Não vou colocar o dinheiro da minha aposentadoria num investimento arriscado…”

CALMA, pessoa! Continue lendo esse artigo até o fim. Nós, da Equipe Monway, queremos te dar as melhores dicas e te oferecer uma jornada educacional financeira. Confia na gente que não vai dar ruim.

A Bolsa de Valores pode, SIM, ser uma boa opção pra sua aposentadoria. Afinal, apesar das oscilações – que estão associadas ao risco que a gente sempre fala – , a tendência sempre é que ela cresça no longo prazo. Ou seja, a tendência é de valorização, de dinheiro trabalhando, de você enriquecendo!

Além disso, na Bolsa, você tem investimentos que pagam dividendos, ou seja, todo mês o rendimento pinga na sua conta na corretora de valores, o que pode ser uma boa alternativa pra quem busca a aposentadoria.

E, como a rentabilidade na renda variável pode ser MUITO mais alta que na renda fixa, você também pode acabar se aposentando mais cedo! Mas não é sorte: é estudo e planejamento. Você já sabia disso, porque te falei neste post que dá pra ter metas na Bolsa de Valores, certo?

Já que estamos falando de aposentadoria...

...e te apresentamos 3 formas de se aposentar, clique aqui e baixe agorinha o Simulador de Aposentadoria da Monway. Fácil de mexer e vai te auxiliar na hora de escolher as melhores opções.

Depois de conhecer essas três opções, esperamos que você já esteja olhando pro seu futuro com outros olhos: os olhos de quem descobriu novas alternativas que sequer sabia que existiam!

DICA DE OURO: diversifique sempre!

Não coloque todos os seus ovos numa única cesta. Não coloque todo o seu dinheiro num investimento só. Diversificar é a melhor maneira de você diminuir riscos e aumentar sua rentabilidade com segurança!

Created with